RPG

A Equipe Ekiness entrevistou a fisioterapeuta Dra. Fernanda Rambo Cardoso, graduada em fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS) e especialista em Terapia Manual e Postural pela CESUMAR-PR. Formou-se em RPG - RPM no Instituto Barreiros-SP e é certificada no Método Pilates pelo PhysicalMind Institute® - PMI® de Nova Iorque.

O que é RPG?
Dra. Fernanda: A Reeducação Postural Global (RPG) foi criada na França pelo fisioterapeuta Philipe Souchard. É uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença. Aborda as desarmonias e assimetrias posturais de forma globalizada, tratando a lesão principal, assim como a causa ou etiologia da dor ou lesão.

De que maneira a RPG atua?

Dra. Fernanda: A RPG proporciona um tratamento individual, ativo e progressivo. É realizado através de posturas estáticas (mantidas), com o objetivo de atuar no conjunto das cadeias musculares, de modo que, os músculos estáticos sejam alongados de maneira ativa e excêntrica e ao mesmo tempo fortalecidos. As posturas são feitas conjuntamente com exercícios respiratórios, onde o paciente  faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta.



Quais as indicações da RPG?
Dra. Fernanda: É indicada não somente para os que sentem dores, mas também para quem busca equilíbrio, mobilidade e flexibilidade.
A RPG pode ser indicada para a maioria das disfunções do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com sintomas de dor, como problemas na coluna vertebral, hérnia discal, lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, dorsalgia, dores de cabeça, dores articulares, tendinites, bursites ou desvios da coluna vertebral (escoliose, hipercifose, hiperlordose, alterações posturais dos pés e dos joelhos). A RPG pode ser realizada com crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Inicialmente é feita uma avaliação postural e posteriormente é realizada uma proposta de tratamento específica para cada indivíduo.

Quanto tempo dura cada consulta? O tratamento é longo?
Dra. Fernanda: Os tratamentos são individuais e duram cerca de 50 minutos à uma hora, geralmente realizados uma vez na semana. O tratamento pode durar de três meses até dois anos, dependendo de cada caso.


Qual é a diferença entre a RPG  e o Pilates?
Dra. Fernanda: A grande qualidade do Pilates é trabalhar diversos grupos musculares em um único movimento, ou seja, de maneira dinâmica. Em um determinado exercício, o aluno pode estar alongando certos grupos musculares e fortalecendo outros, sempre com muita segurança proporcionada pelos aparelhos e a observação do instrutor. A  RPG, por sua vez, é um trabalho ativo, porém, estático





Postagens mais visitadas